img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

segunda-feira, 16 de março de 2015

Ciranda de autonomia dá voz a jovens estudantes

Para Vinícius, de 11 anos, a assembleia abre possibilidade de falar sobre as coisas que o incomodam
Desde pequeno, é costumeiro encontrarmos alunos que reúnem-se em roda para dançar cirandas, participarem de brincadeiras e outras atividades lúdicas que fazem parte do desenvolvimento da criança na educação infantil. Com o passar do tempo, as rodas tornam-se cada vez mais raras, conforme o interesse exacerbado pelos conteúdos programáticos vai aumentando. Alunos deixam de se olharem e passam a ter a frente de seus olhos apenas muitas nucas, um professor e uma lousa retangular. Ao alcançar a adolescência, jovens estudantes já estão acostumados com o espaço limitado e o formato quadrado da escola.
Fugindo do formato convencional, a Escola Oficina Pindorama quebra a regra convencional, reunindo os jovens estudantes em roda, onde participam de assembleias, discutem questões relacionadas ao direito dos alunos, as regras da escola e os formatos de execução de projetos que eles próprios planejam.
 Para José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte (projeto inovador de educação em Portugal que incentiva a autonomia de educandos), as assembleias incentivam o respeito pelo outro, a capacidade de pedir a palavra, de saber esperar e saber ouvir. Não existe educação para a cidadania, mas sim, na cidadania. 
Guilherme, 13 anos, acredita que mesmo as regras antigas
devem  ser revistas para não ser injusto com os alunos novos
Para um dos estudante da escola, Guilherme Ribeiro, de 13 anos, a assembleia favorece o direito à liberdade e à possibilidade de mostrar aos adultos que a opinião dos mais jovens também pode ser útil. "Muitas vezes os adultos não escutam o que as crianças e jovens falam porque eles não acreditam que alguém que viveu menos do que eles possa falar algo que ajude a melhorar alguma coisa. Aí, eles descartam a opinião da gente. A assembleia é o momento em que, independente da idade, todo mundo pode dar a sua opinião", diz Guilherme, que afirma também que muitas vezes um estudante se destaca mais que outros, mas que isso não significa que o outro não tenha opinião, apenas que algum colega já disse uma coisa que ele concorda, complementa.

Um comentário:

  1. Pessoal, super interessante esse canal!
    Acabamos de produzir um material interdisciplinar sobre mobilidade urbana com foco na bicicleta. Talvez vocês tenham interesse em utilizar e divulgar aqui entre professores. Tem tudo a ver!

    A cartilha pode ser distribuída livremente.
    http://www.rodasdapaz.org.br/ong-rodas-da-paz-lanca-publicacao-com-atividades-interdisciplinares-sobre-mobilidade-urbana-para-professores/

    Abraços!

    ResponderExcluir